top of page

Será que eu preciso de Terapia?

  • Foto do escritor: Marcela Lima
    Marcela Lima
  • 10 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mai. de 2024


Quando devo fazer uma terapia? Em quais situações ela se torna realmente útil? Como a Psicoterapia pode me ajudar?



Muitas vezes, há uma ideia equivocada de que terapia é apenas para pessoas que estão enfrentando problemas extremos ou já têm uma doença diagnosticada. No entanto, isso não é verdade. A psicoterapia é incrivelmente útil para a melhora da qualidade de vida das pessoas e também para prevenir que um quadro de saúde mental se agrave. Além disso, é uma ótima forma de aprofundar o autoconhecimento, aprimorar os relacionamentos e ter mais bem-estar no dia a dia. Ela ajuda as pessoas a entender e reconhecer suas próprias escolhas, dificuldades e comportamentos que estão prejudicando seu bem-estar emocional.

Frequentemente, as pessoas que buscam terapia já tentaram outras formas de ajuda, como atividades físicas, conversar com amigos, familiares ou líderes e práticas religiosas. Mas muitas vezes, os conselhos que chegam dessas fontes, podem ser carregados de julgamentos e podem deixar a pessoa ainda mais confusa e sem um direcionamento adequado. 


Outras pessoas podem sentir dificuldades em abrir-se para um profissional desconhecido, sentem medo de julgamentos, sentem-se fracassados ou culpados por não resolver seus problemas sozinhos, ou acreditam que seus problemas não são tão graves e vão se resolver com o tempo, porém minha experiência clínica mostra que evitar enfrentar situações que causam sofrimento, pode levar a sentimentos que, se não forem compreendidos, podem se acumular e se transformar em problemas mais sérios, como depressão, crises de ansiedade, fobias, sintomas físicos, vícios, dentre outros. Esses problemas podem se apresentar como irritabilidade, angústia, desânimo, tristeza, pessimismo, sentimentos de inutilidade, fracasso, culpa, baixa autoestima, isolamento social, alterações no apetite, ansiedade, impulsividade, preocupações excessivas, medos intensos, tensões, sensação de falta de controle sobre pensamentos ou ações, crises existenciais, e muitos outros.

Buscar ajuda terapêutica não é um sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao autocuidado e ao bem-estar emocional, a prática clínica tem me ensinado que para curar as feridas precisamos enfrentá-las, quando confrontamos nossos problemas descobrimos que somos muito mais capazes do que pensávamos. Seja qual for a natureza dos seus desafios, desde problemas cotidianos até questões mais profundas, a terapia pode oferecer um espaço seguro e acolhedor para lidar com eles de forma mais saudável.

Por fim, se você nunca fez terapia, marque um encontro inicial para me conhecer, conte um pouco de seus medos, inseguranças e objetivos e juntos podemos trabalhar para promover seu crescimento pessoal e ajudá-lo a alcançar uma vida mais satisfatória e equilibrada. A psicoterapia é um lugar livre de julgamentos e o ritmo das sessões respeita a individualidade e a personalidade de cada pessoa.





bottom of page