top of page

O que é Psicologia Transpessoal

  • Foto do escritor: Marcela Lima
    Marcela Lima
  • 17 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de mai. de 2024

Abordagem inovadora da Psicologia Contemporânea vai além dos limites tradicionais ao ampliar a visão sobre o ser humano envolvendo aspectos da consciência humana, espiritualidade e transcendência



A Psicologia Transpessoal é considerada a Quarta Força da Psicologia, a mais recente das escolas surgiu na década de 60 e foi a primeira abordagem em Psicologia a considerar a Espiritualidade como parte da constituição natural do ser humano, incorporando-a como um elemento significativo no entendimento do funcionamento psicológico e na prática de cuidado psíquico.


É uma abordagem teórica e prática que expande a compreensão da existência humana em sua totalidade, reconhece o Ser Humano como um ser multidimensional dotado de uma consciência mais elevada onde reside um vasto reservatório de potencialidades e saberes. Esta abordagem se concentra em diferentes níveis de manifestação da consciência e acredita que os estados elevados possuem potenciais de cura e transformação, os quais, quando conscientemente integrados ao cotidiano, possibilitam um maior bem-estar e felicidade.

Por ser uma Abordagem Integrativa, a Psicologia Transpessoal emprega uma variedade de métodos e técnicas, incluindo intervenção verbal, visualização criativa, escrita terapêutica, reorganização simbólica, meditação, concentração e relaxamento, mandala terapia, grafismo terapêutico, entre outros. Esses métodos têm como objetivo a organização e o direcionamento da psique, facilitando o esclarecimento de metas, objetivos e propósitos existenciais. Em uma psicoterapia transpessoal busca-se a integração do transcendental e do espiritual nas dimensões pessoais, com foco nos aspectos saudáveis ​​do indivíduo, estimula a ampliação das capacidades de desenvolvimento por meio do autoconhecimento.


Embasada em uma fundamentação teórica sólida e respaldada por uma metodologia inovadora, essa abordagem psicológica se dedica na promoção da saúde psicológica, bem estar e desenvolvimento do potencial humano, promove ainda, melhorias nas relações interpessoais, superação de conflitos e valoriza o fortalecimento do indivíduo por meio do empoderamento psíquico a partir de uma percepção ampliada de sua realidade.


Através da psicoterapia transpessoal, há uma oportunidade não apenas de superar desafios psicológicos e emocionais, mas também de embarcar em uma jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e realização, convidando cada indivíduo a se conectar com o seu verdadeiro eu e a viver uma vida mais autêntica e significativa. Considerando isso, a psicoterapia transpessoal pode ser vista como uma ferramenta poderosa para aqueles que buscam uma transformação profunda em sua jornada de autodesenvolvimento e bem-estar emocional.



 
 
bottom of page